A Biblioteca
1º TURNO: 7h Às 13h
Renata / Ana Dolores
2º TURNO: 12h às 18h
Rodrigo / Isabel Cristina
NOTURNO: 14h às 22h
Janine / Marília Faria
A Biblioteca da EMPEV recebeu o nome de Biblioteca Newton de Paiva Ferreira Filho em homenagem ao professor de mesmo nome. Ela existe desde a inauguração da Escola, mas o prédio atual é uma construção de 2008, e fora uma conquista para a comunidade escolar, uma vez que, sua construção ocorreu através da parceria da comunidade escolar ( Associação do bairro Palmeiras e Escola), no intuito de promover a inclusão de tal demanda no Orçamento Participativo/2004. Sendo assim, esta foi mais uma das grandes conquistas da EMPEV em conjunto com a comunidade, pais, alunos e professores.
O ESPAÇO E SUA FUNCIONALIDADE
Sendo considerado um espaço propício ao desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, o principal papel da biblioteca escolar é promover a interação entre as diversas formas de informação ali apresentadas e o contexto da sala de aula, tanto para os educandos quanto para os professores.
Nesta perspectiva, o atendimento ao público é de 2ª a 6ª feira, de 07h às 22h, extensivo a alunos, funcionários, pais, professores e comunidade, tanto para empréstimos como para pesquisas, sendo todo o acervo disponível para ser explorado pelos usuários interessados.
No 1° e 2° turno é utilizada a modalidade de empréstimo compulsório, na qual é reservado determinado dia da semana e horário para os professores encaminharem os alunos à biblioteca, sendo essa periodicidade semanal para cada turma. No entanto, ressalta-se que tal sistema não impede que os alunos possam frequentar a biblioteca noutros horários, como o recreio, horário de entrada ou saída, ou ainda extra turno, para explorar tal espaço, inclusive como local propício à leitura.
PROJETOS DA BIBLIOTECA
Numa escola inspirada na estética da sensibilidade, o espaço e o tempo são planejados para acolher e expressar a diversidade dos alunos e oportunizar trocas de significados. Nessa escola, a descontinuidade, a dispersão caótica, a padronização, o ruído cederão lugar à continuidade, á diversida expressiva, ao ordenamento e à permanente estimulação pelas palavras, imagens, sons, gestos e expressões de pessoas que buscam incansavelmente superar a fragmentação dos significados e o isolamento que ela provoca. (PCN/MEC, 1999)
Comungando com tal postulado, na biblioteca são desenvolvidas atividades lúdicas e interativas com os educandos, no intuito de ampliar as
possibilidades de reconhecimento e pertencimento dos mesmos neste espaço escolar e fortalecer as relações entre a biblioteca e a sala de aula.Nesse
âmbito, além das atividades cotidianas, destacamos algumas das atividades que foram elaboradas e desenvolvidas em nossa biblioteca
Jornal Folha Vidigal: Este projeto foi elaborado pelos profissionais da biblioteca em parceria com os professores da escola e subsidiado pela verba do PAP – Projeto de Ação Pedagógica. Iniciou-se me 2003 e encerrou-se em 2008. Nesses 5 anos de existência foram publicadas 10 edições nas quais foram registradas muitas das atividades ocorridas na escola durante este período.
Contação de histórias: esta é uma atividade que acontece com mais freqüência, uma vez que, os alunos gostam e muitas vezes, por conta própria eles desenvolvem tal atividade. Noutras ocasiões os funcionários que fazem a contação
Recreio da Poesia: em comemoração ao dia da poesia em abril de 2009;
Bandeirinhas do coração: Correio Elegante de bandeirinhas no período das festas juninas/2009
Mural externo
Saraus da Primavera: elaborado e desenvolvido pela professora lotada na biblioteca com os alunos do EJA;
Criação de uma poesia em homenagem ao BondeViver para sua inauguração em 2009;
Criação de uma peça teatral com bonecos sobre o Folclore/2010 e encenado pelos alunos.